Uma federação esportiva é uma organização não governamental que agrega todos os envolvidos em determinada modalidade, como atletas, árbitros, ligas profissionais e outras entidades. Ela representa os afiliados em instâncias superiores, como organizações desportivas nacionais e internacionais.

A FCBA, é a Entidade Estadual de Administração do Desporto e da Cultura da Capoeira Regional e Angola e demais modalidades do gênero em todo território do Estado da Bahia, entidade de direito privado e natureza filantrópica, sem fins lucrativos, registrada sob o CNPJ nº 16.410.912/0001-71, e tem sua sede na Praça Castro Alves, S/N, 1º andar, sala 110, Ed. Palácio dos Esportes, Centro, Salvador, Bahia CEP 40020-160, cidade onde também tem o seu foro.

Compete a FCBA, organizar torneios, campeonatos, festivais e demais tipos de competições desportivas envolvendo os seus associados na sua base territorial, podendo, todavia, autorizar que estes possam organizar eventos desta natureza, bem como, participarem de outros a serem realizadas em qualquer estado ou país  é o órgão com poderes para filiar Ligas, Associações e demais pessoas jurídica ou física envolvidas com a administração o ensino e a prática da capoeira no Estado da Bahia, devendo encaminhar para a CBC, cópia deste estatuto logo depois de devidamente registrado.

Um participante filiado se caracteriza em atleta federado, é aquele que se filou a federação do esporte que pratica, pagando uma taxa para manter-se associado. Somente assim, ele está apto a participar de competições profissionais.
Como em todas as profissões, que possuem seu conselho de classe, o atleta tem a federação para se apoiar e para buscar melhorias de condições e oportunidades.
No Brasil, cada estado possui a sua federação em determinado esporte. A nível nacional, a organização passa a ser feita por confederações. São as federações que articulam os interesses dos seus filiados junto às confederações.

A cada ano é necessário renovar a filiação e, assim, manter o status de atleta ou instituição federado. Qualquer atleta e instituição, seja ele com uma longa carreira ou recém-iniciado no mundo esportivo, tem inúmeros benefícios ao se filiar a uma federação. A partir dali, ele é reconhecido como profissional e tem sua classe oficialmente reconhecida.

Vantagens de ser uma instituição e atleta filiado

A captação de recursos e obtenção de incentivos, tanto de instituições públicas quanto privadas, só é possível quando o esportista é devidamente afiliado. Esse financiamento é essencial para a carreira de muitos, permitindo que eles se dediquem exclusivamente ao esporte.

Diversas competições têm inscrições com preços especiais e condições diferenciadas para atletas federados, podendo chegar até metade do preço. Logo, o investimento na anuidade é compensando pelos descontos obtidos.

Os atletas com esse status podem possuir seguros desportivos, muito importantes em caso de acidentes ou problemas de saúde. O risco de lesão em alguns esportes pode ser alto, logo essa garantia é muito bem-vinda.

As federações oferecem capacitações técnicas e atualizações sobre os esportes. Isso é essencial para manter o nível nacional no mesmo patamar do panorama mundial.

O reconhecimento e satisfação pessoal de ser um atleta oficialmente registrado é enorme, aumentando o incentivo a continuar se aperfeiçoando na modalidade. No árduo caminho até o sucesso, se manter focado é fundamental.

Baixo custo para a manutenção da inscrição na federação. Se tornar e manter-se um filiado ativo é um processo barato e que não gera grandes despesas para o atleta.