Encontro da Federação de Capoeira da Bahia discute capoeira esportiva e seleciona representantes para o Campeonato Brasileiro

Por suporte em

Encontro da Federação de Capoeira da Bahia discute capoeira esportiva e seleciona representantes para o Campeonato Brasileiro

No último sábado, 9 de novembro, a Federação de Capoeira do Estado da Bahia (FCBA) realizou um importante encontro no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, em Salvador. O evento reuniu mestres, professores, atletas e amantes da capoeira para debater temas relevantes à prática esportiva e cultural da capoeira e definir os representantes da Bahia para o Campeonato Brasileiro de Capoeira, que ocorrerá em São Bernardo do Campo, São Paulo, nos dias 16 e 17 de novembro de 2024.

Entre os temas abordados, destacou-se a capoeira esportiva, um formato de prática que vem ganhando espaço dentro e fora do Brasil, atraindo adeptos e contribuindo para a profissionalização dos capoeiristas.

dir-esq - Professor Irmão, Mestres Ministro, Instrutor B1, Mestres Jegue, Mestre China, Mestra Guerreira

A discussão incluiu estratégias para fomentar o desenvolvimento da capoeira enquanto modalidade esportiva oficial, ampliando o reconhecimento e a organização do esporte em eventos locais, nacionais e internacionais. Essa abordagem esportiva da capoeira reforça o comprometimento da FCBA com o desenvolvimento da prática e a ampliação do seu alcance social e educacional.

Outro momento importante do encontro foi a seleção dos capoeiristas que irão representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Capoeira. A convocação envolveu uma criteriosa análise de habilidades, disciplina e compromisso dos atletas, com o objetivo de formar uma equipe forte e comprometida que honre a tradição e a competitividade baiana no cenário nacional. O campeonato promete ser uma oportunidade para que a Bahia se destaque, já que o estado é berço de grandes mestres e uma das referências mundiais na prática da capoeira.

Além disso, a diplomação dos árbitros estaduais de capoeira foi um dos pontos altos do evento, com cerimônias que reconheceram e valorizaram o papel essencial dos árbitros na condução ética e técnica das competições. A formação e diplomação desses profissionais contribuem para o fortalecimento das competições de capoeira e garantem que os eventos sejam conduzidos de maneira justa e organizada.

O encontro contou com a presença de grandes mestres baianos, como Mestre Ministro, Mestra Guerreira, Mestra Geisa, Mestre Jegue e Mestre China, que enriqueceram o debate com suas experiências e vivências na capoeira. Com trajetórias que representam a tradição e a inovação na capoeira, esses mestres reforçaram a importância de eventos que promovam a união e o desenvolvimento da prática, tanto no aspecto esportivo quanto cultural

O encontro da FCBA realizado no Centro de Treinamento Waldemar Santana com o apoio da SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia,  reafirma o compromisso da capoeira com a tradição, a transformação social e a profissionalização do esporte, preparando os capoeiristas baianos para brilhar no Campeonato Brasileiro e levando adiante a bandeira da capoeira da Bahia.

Categorias: ATIVIDADES REALIZADAS